Os 5 Melhores Filmes de Dança

Na Minha Opinião

Primeiro, vamos dizer a diferença clássica entre um filme de dança e um musical: no primeiro, as pessoas não cantam. Não há aquela cena em que uma pessoa olha pra outra e externa os seus sentimento com canções, e sim com a mais pura dança, reflexo da alma, essas coisas. Os filmes de dança estão no meu gênero de filmes favoritos (junto com musicais e filmes aqui em Fortaleza chamados de "Interesse Especial", que são comédias esquisitas com a Zooey Deschanel, o Michael Cera, enfim... Não sei qual o critério, mas o fato é que "Interesse Especial" é um gênero de filme aqui).

E, continuando sobre os filmes de dança: ele tem básicamente duas regras. A primeira é que tem que haver uma competição em algum momento do filme, senão ele perde o propósito. A segunda é que, invariavelmente, todos acabam dançando juntos no final. Os nomes traduzidos para o português sempre tem a palavra "dançar" (tirando no Balanço do Amor). A história sempre é mais ou menos a mesma: tem a competição, o homem ou a mulher é um dançarino profissional, encontram o seu par que não é um dançarino profissional, há um momento onde eles se separam, e no fim eles dançam e fica tudo certo.

Vamos a pequena lista:

5. No Balanço do Amor

No Balanço do Amor foi o primeiro filme de dança a incorporar o hip-hop, o que foi muito legal na época (hoje em dia, todo filme de dança tem hip-hop, praticamente). Nele, a bailarina clássica Julia Stiles se apaixona pelo cara-negro-super-legal, eles vivem um lindo romance, regado a música e, por envolver hip-hop e ser razoavelmente recente, também envolve problemas com drogas e tráfico. O cara tem que decidir entre ser um bandido ou um médico, e a dança sempre ajuda, claro.

4. Vem Dançar Comigo


Vem Dançar Comigo é um dos CLÁSSICOS dos filmes de dança. Ele foi dirigido pelo Baz Luhrmann, que também dirigiu Moulin Rouge (que é meu musical favorito). Ele tem doses de humor especial, aquela boa e velha história: o garoto é dançarino profissional de dança de salão, encontra o seu par, que é uma mulher feia chamada Francis, e juntos eles descobrem o verdadeiro sentido da dança.

Sério, é muito bom. Tem cenas clássicas como os dois dançando tango nos bastidores, e as músicas temas do filme são "Love is in the Air" e "Time After Time". Se você um dia assistiu Os Piores Clipes no Mundo na MTV, quando o Marcos Mion não era tão idiota e apresentava o programa com um bastão de elefante de pelúcia (por que, né?), você com certeza sabe qual é o clipe "Love is in the Air". É o pior clipe da história, praticamente.

Mas o filme é todo especial, com cenas ótimas de dança, o passo-doble, enfim.

3. Vem Dançar


Mais um filme que une o hip-hop, mas desta vez à dança de salão. O filme conta a história de um professor de dança, o Antonio Banderas, que vai dar aulas de dança de salão para alunos de uma escola pública. Esse filme une também a minha paixão de filmes com vários personagens (adoro), e é lindo. As músicas são super bem editadas, as cenas de dança são ótimas, e os dançarinos são todos muito bons.

Ele é bom porque diverge da história de sempre (casal um talentoso e um com talento escondido que será descoberto), porque todos sabem dançar hip-hop, e ninguém sabe dançar dança de salão. A cena de tango na competição (claro, tem que ter uma competição) com a garota e os dois apaixonados por ela é muito boa! Adoro.

2. Dirty Dancing 2 - Havana Nights


Eu lembro com clareza do dia que eu vi esse filme no cinema, com as minhas amigas. Éramos um grupo de adolescente meio esquisitas e já cultivavamos a nossa paixão por filmes de dança e musicais, e corremos pro cinema pra ver esse. É um dos únicos filmes-continuação que é realmente bom. Desta vez, nenhum dos dois é dançarino profissional (bingo!). Assim como o Dirty Dancing 1, ele também se passa num hotel, e também existem aulas de dança (e o professor é o Patrick Swayze velhinho!), mas as semelhanças praticamente acabam aí.

A história fala sobre uma menina que se muda para Cuba nos anos 1950, e lá conhece o Diego Luna. Ele então ensina ela a dançar salsa, e ela passa para ele os princípios da dança de salão, e juntos eles vão competir no final do filme, fazendo uma dança toda caliente durante o filme. As músicas são muito boas, o casal é muito lindo, a história é a de sempre, mas também é linda.

1. Dirty Dancing


Foi em Dirty Dancing que todas nós, garotas desajeitadas, aprendemos que é possível aprender a dançar e, assim, encontrar o amor de sua vida. Esse filme é um clássico, o mais incrível, e tem a melhor dança de encerramento de todos os tempos.



Por algum motivo que eu desconheço, todas as cenas desse filme que estão no Youtube não são permitidas para você colocar no seu blog, então clica aqui para relembrar a melhor cena de dança de todos os tempos.

Cause I had the time of my liiiife
No, I never felt this way before...


Obs: Curtam a página do blog no Facebook! Não deixem a Baby no canto!
  1. Eu aaaaaaaaaamo a Julia Stiles por algum motivo, mesmo com a carinha de enjoada. Adoro os filmes aborrecentes dela. hahahah

    Vi aqui em Londres o musical de Dirty Dancing, e nem saí encantada não. Aliás, eu não tive minha fase DD... Nunca curti. O melhor que vi aqui foi o de Billy Elliot, que dura umas 3h! E é incrível, btw! ;)

    ResponderExcluir
  2. Tu ja viu esse video aqui??
    http://www.youtube.com/watch?v=ZYL3j27sSH8

    Eu gosto de todos os tipos de filmes com danças, mas os musicais ficam em ultimo lugar, acho tudo fake demais.

    E sim, Dirty Dancing é o filme mais lindo de todos os tempo e eu sempre quis ser a Baby, mesmo com o nariz estranho! aushuahsuash


    http://iracemavesteprada.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Aii, só não lembro de ter assistido Vem Dançar Comigo... O restante já assisti trocentas vezes e gosto demais! Filmes de dança estão entre os meus preferidos desde sempre, tem uns outros que eu agora não vou lembrar, mas que também seguem o mesmíssimo roteirinho e são lindos!

    Dirty Dancing abala corações desde sempre, amor muuuuito o Patrick (L) hahahahahaha

    Ótimo post, eu nunca ia conseguir listar 5 filmes tão bons assim! (pelos outros, imagino que o que eu não assisti tbm seja ótimo, vou procurar!)

    Beijo!

    p.s.: a amiga daqui de cima comentou do nariz da Baby e tal. Depois que ela fez plásticas e mais plásticas piorou! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu durmo em TODOS os filmes de dança que eu tento assistir.
    Juro que queria gostar, mas assim, não rola.
    Mas, Dirty Dancing eu NECESSITO assistir! Questão de honra!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor...
    segindo vc aki..
    passa no meu blog
    e se gostar segue
    tbm...
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, quando você começou o post eu já sabia que o primeiro lugar ia para Dirty Dancing!
    E eu não sou fã de filmes de dança não, mas deveria tomar vergonha na cara e assistir esse clássico. Claro que a cena de Time of my life eu já vi várias vezes, mas deveria ver o filme, hahaha.
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  7. Aaahh! Nunca vi o "Dirty Dancing" inteiro! Mas realmente é a melhor cena de danças de todos os tempos! Sensacional!
    O "Balanço do Amor" é lindo! Adorei o filme...!
    Os outros não vi... Acho que prefiro os musicais... "Cantando na Chuva" é um dos meus filmes preferidos!

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  8. Descobri que meu currículo de filmes de dança é muito raso, porque desses assisti só Dirty Dancing 1, até porque QUEM NUNCA ASSISTIU?
    Eu sei que não é a mesma coisa, mas eu sou bem fã de musicais. Aliás, hoje assisti um chamado O Picolino, que é jurássico e não se enquadra tanto na sua definição de filmes de dança, ams tem coreografias tão amores que até dói o coração. Se você curte sapateado, certamente vai gostar.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Dirty Dancing é perfeeeito! (só vi o primeiro).
    Tem um filme de dança que gosto muito também: "Ela dança, eu danço". É lindo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Tô com vergonha de dizer que não vi os 3 filmes do meio.
    Mas na minha lista entram também "Ela dança, eu danço" (nome tosco pra um filme fooofo), "Dança Comigo", um com a Jessica Alba que eu não lembro o nome (ela vira uma coreografa de sucesso, mas acaba voltando pro gueto) e Flashdance!! Pudding, vc já viu Flashdance? Só não é meu filme preferido de dança pq não tem o Patrick Swayze (paixão detected).

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu também assisti Flashdance! Gostei muito dele também, e também de Footloose (o Kevin Bacon adolescente é muito lindo! *-*).

    E "Ela dança, eu danço" também é legal... "Dança Comigo" também :~
    Mas eu tinha que tentar fazer uma seleção, né? uiahsuiheais

    :D

    ResponderExcluir
  12. E eu espero que todo mundo entenda que "Vem Dançar Comigo" é um daqueles filmes toscos demais, super péssimos mesmo, mas que acabam se tornando engraçado/bons! Eu já vi esse filme mil vezes e sempre me divirto, mas ele é ridículo. Não sei se a minha ironia está detectável.

    ResponderExcluir
  13. Gabriela, eu tenho Dirty Dancing e No balanço do Amor em casa! (maluca por dvd's detected) Já assisti todos os filmes que você citou, exceto esse Vem Dançar Comigo, que até já vi passando, mas não me interessei. Eu AMO filmes de dança e musicais também ;) Te indico Cantando na Chuva e Grease, que têm umas cenas de dança muito, muito excelentes *.* Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Ai meu Deus. Como eu amo Dirty Dancing. Meu filme preferido de todos do mundo. haha.
    E olha, já faz um ano que o Patrick Swayse morreu. :/
    Aquilo que era homem.
    Vem Dançar também está na minha lista de melhores filmes. (:
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Aaah, que coisa gostosa! *----* Só de relembrar, no meu caso as duas versões, Darty Dancing já valeu o post todo. Os filmes são realmente muito bons e cativantes, adoro! o/


    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Adoro a Julia Stiles desde "Down to you" :) e esse filme "No balanço do amor" vi um dia no Telecine e adorei!

    :*

    ResponderExcluir
  17. Desses aí o que eu mais gosto é Dirty Dancing, o primeiro. Pefeito!
    Eu também adoro filmes de dança, embora não goste muito de musicais.
    Vou assistir a Dirty Dancing 2, acredita que nunca vi? rsrsr

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  18. filem de dança é legalzinho. uó é filme de competição musical, isso sempre me irrita muito.

    e você esqueceu... As apimentadas!!! como você PÔDE?!? hehe

    beijo, adoro seu blog tb e vou me sentir eternamente culpada por fazer vc ser perseguida por glandes decepadas.

    ResponderExcluir
  19. ADOOOOOOOORO!
    Mas cara, não vi nem o 3 ou o 2. Bolei e já arranjei total os planos pro final de semana.
    Mas tem certeza que O Balanço do Amor 2 fica na frente do primeiro? Ouvi umas histórias de que não era tão legal quanto.
    E realmente, você esqueceu As apimentadas. É muito bom também, mas isso valeria uma lista de filmes sobre cheerleaders, que são legais quanto os de dança em geral.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dicas de filmes, confesso que não tinha ouvido falar de alguns. Boa dica para o meu fim de semana Gabs.

    ResponderExcluir
  21. Musicais até que vão (e olhe lá!), mas filmes de dança? Não é comigo...

    ResponderExcluir
  22. A-D-O-R-O Dirty Dancing 1, Patrick Swayze é o melhor! Sempre que passa na sessão da tarde (Globo) eu vejo.
    - Baiiibeeee,,, uhhhh baibeee!

    ResponderExcluir
  23. E todos são realmente filmes lindos! Principalmente dirty dancing!

    ResponderExcluir
  24. Eu amei seu blog!
    O meu preferido é 'No balanço do amor' !
    Seguindo você, beijão :*

    ResponderExcluir
  25. Filme de dança, filme de dança...

    Tu já viu Hula Girls? Passou uma época em algum canal de filme! Não é beeeeeeeem um filme de dança, é tipo um drama e tal... Mããããs, é muito bom. Pelo menos eu achei. Eu até me comovi e tal... Tu sabe como eu sou ruim e não choro né?! Mas esse filme tocou meu coração! ehehehehe! É japones! :D Conta a história de uma cidadezinha no Japão que tava pra desaparecer porque a atividade economica principal da cidade era a mineração (pelo que eu me lembro) mas parece que tinha acabado ou ninguém mais queria saber do carvão. Daí algum gênio, no meio da crise, teve a brilhante idéia de montar um grupo de dança de hula e construir tipo um resort havaiano no meio daquele nada. A história é praticamente isso... Um monte de meninas que não tinha perspectiva de ser nada na vida, que não sabiam nem tinham jeito pra dançar, comecam a aprender danca com uma ex dancarina de hula que, pelo que eu me lembro, na história ela tinha sido bem famosa.
    E tem toda a confusão por que o pessoal da cidade não aprova o que o cara ta tentando fazer, eles acham que é desperdicio de dinheiro, acham errado dançar hula porque as meninas ficam "semi-nuas" e etc, etc...

    ASSISTE! ASSISTE!

    ResponderExcluir
  26. Assisti ao filme "No balanço do amor" por causa da Julie Stiles que fez juntamente com o HeathlindocharmosoLedger "1o Coisas que eu odeio em você" - que marcou uma fase cute da minha vida. Concordo com a sua listinha, esses filmes são bons demais! E lembrei-me de um musical que não tem muito a ver, mas que é lindíssimo: "Moulin Rouge."
    Primeira vez que venho no teu blog e o conheci lá no cookies, papel e tinta. Amei o layout! (:

    ResponderExcluir
  27. Querida, eu era do Despindo Estórias, mas mudei de blog! Espero que você continue me acompanhando! Beijos!
    www.stormofwords.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Eu não sei até que ponto é constrangedor afirmar, mas... lembrei de "Lambada - o ritmo proibido". A cara dos meus "cinema em casa". Adorava aquele filme, super nada a ver...
    Pronto, desabafei!
    bjs Gabi

    ResponderExcluir
  29. Certamente Dirty Dancing é o primeiro da lista!
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  30. tem um filme de dança muito bom chamado
    Center Stage-Turn It Up a versão dublada se chama " sob a luz da fama o poder da paixão" eu ameiiii

    ResponderExcluir
  31. Olá! será que me podem ajudar a descobrir o nome de um filme de dança? do que me lembro a actriz principal sai de casa para tentar ir para uma prestigiada escola de ballet, contudo inicialmente nao é aceite. Conhece um rapaz que a ajuda nos treinos, que anda nessa mesma escola e por quem mais tarde desenvolve uma paixao , a rapariga tem também uma irma mais nova. A actriz principal tem o cabelo escuro, repas e olhos verdes. serra que alguém me pode ajudar?

    ResponderExcluir
  32. recomendo ENTRE NESSA DANÇA E VEM DANÇAR!!!
    FILMES MT BONS

    ResponderExcluir
  33. Amo o "Dirt Dancing", adoro também "vem dançar" mais assistam filme "Grease nos tempos da brilhantina", tem também "dança comigo" (ótimo) tem Os Embalos de Sábado à Noite 1 e 2(Saturday Night Fever) e lógico "Flashdance" (Adoro)!!!
    assistam

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.

Procura algo?






Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.