Criando Moda - Parte I

Eu sempre tive vontade de fazer um post como esse aqui, mas por falta de timing nunca deu certo. Como a maioria de vocês sabe, eu estou me formando em Estilismo e Moda na UFC, e praticamente todo semestre nós temos que exercitar a nossa criatividade criando coleções. A grande maioria comercial (ou seja: prontas para o uso!), e praticamente 100% não saem do papel. Esse semestre, entretanto, por iniciativa de uma professora formidável, a Marta Sorélia, nós vamos promover um desfile. Cada aluno vai confeccionar dois looks inteiros de uma coleção Conceitual!

O primeiro desafio foi, justamente, a tal da coleção ser conceitual. Eu morro de dificuldade de fazer isso, porque ponho os meus gostos em primeiro lugar sempre (isso eu usaria, isso eu acho brega, credo, essas coisas). Dessa vez era necessário abstrair... E por isso eu queria um tema que já fosse abstrato por si só. Busquei inspiração então no universo da literatura fantástica, que é o meu gênero de literatura favorito, no qual a inspiração viesse pura e sem as formas predestinadas. Se eu fosse fazer uma coleção hippie, teria a maior dificuldade para fugir da proposta das roupas hippies; então nada mais certo para mim que fazer baseado em algo que se formasse somente na minha imaginação ou nos meus sonhos.

O tema escolhido então foi, a minha segunda série favorita, As Fronteiras do Universo. (a primeira, obviamente, é Harry Potter). Mas a verdade verdadeira é que me foquei somente na Bússola de Ouro, mas As Fronteiras do Universo é um nome muito mais ryco.



O processo criativo começou com a elaboração de um painel de inspirações, e com a acumulação de imagens que me lembrassem do tema, ou que me inspirassem. Todo mundo sabe o pressuposto que no mundo, nada se cria, tudo se copia; então o mais natural para exercitar o cérebro e a criatividade é ver o que está sendo feito para então ter mais liberdade de criar.


Fashionary - O Moleskine dos Estilistas

A partir daí, comecei a fazer os chamados rafis, que são rabiscos feitos em segundos só pra tentar passar uma idéia. Esses esboços vão evoluindo, evoluindo, até chegar em algo que valha a pena ser transformado em croqui (que são os desenhos de moda propriamente ditos). Eram 12 looks, que eu dividi em 4 famílias (que só quem viu o filme/leu o livro vai entender): a primeira representando a viagem ao Norte, a segunda mostrando os Ursos de Armadura, a terceira mostrando pessoas que transitam entre os mundos e a última (só para encher linguiça, porque eu não aguentava mais criar) representando as Bruxas.

Eu desenho tudo muito rapidamente com um lápis super claro (2H), sem me apegar aos possíveis erros. A borracha sempre será uma inimiga nos momentos em que você precisa ser rápido, e somente passar uma idéia. Então depois eu vou com uma lapiseira com o grafite escuro (eu uso uma lapiseira 0.5, grafite 2B) e faço alguns detalhes. Como já tenho muita confiança no meu traço, não perco o meu tempo fazendo alguns traçados com a lapiseira, e cubro direto com a unipin (a minha favorita é a 0.05 que eu quebrei a ponta, e que agora responde à pressão). Essa minha habilidade foi treinada durante anos com a abolição da borracha: meu traço é mais confiante, depois de tanto treino. Eu só uso a lapiseira para desenhar, por exemplo, mãos, sapatos, essas coisas.



Desenho finalizado, e então scaneado. Não vou demorar dizendo que o meu SCANER ME ODEIA, e faz com que algumas imagens minhas saiam ou preto com turquesa ou na diagonal. Eu perco o meu tempo tirando o turquesa das imagens, e limpando brevemente, então coloro tudo no photoshop.

(Eu fiz um vídeo tanto desenhando como mostrando como eu faço a coloração das imagens no photoshop. Se alguém achar interessante ver como é, posto depois como Criando Moda - Parte I.II)

Os looks prontos, é só criar a ambientação do trabalho, fazendo uma montagem. Eu não tinha gostado muito desse fundo que fiz, porque sinceramente o fiz em uns 2 minutos, mas acabei me afeiçoando a ele. O seu esforço sempre é recompensado com um trabalho bonito, e mesmo que você não tire 10, você fica satisfeito por ter feito um trabalho legal.



Nesse, eu tentei me esforçar ao máximo para sair do meu lugar comum e tentar algo novo: sempre faço fundos brancos e com detalhes no canto da folha (tipo esse layout), minhas roupas sempre são meigas e doces, essas coisas. Porque a faculdade serve justamente para você melhorar as suas habilidades, se desafiar a melhorar cada vez mais a cada semestre. Para finalizar o portfolio, o imprimi em papel Aspen (que é perolado), num tamanho um pouco menor que 1/3 de uma folha A3. Para a capa, comprei um papel cheio de GLYTTER preto, que super simboliza o universo.

Trabalho feito, impresso, apresentado e entregue. Agora vamos para a parte II: mandar confeccionar dois looks. :D



Escolhi dois desses 3 acima, que são da família dos Viajantes do Universo. Quais são? Como eles ficarão ao vivo? Essas e outras perguntas serão respondidas na redação a seguir #interna na Parte II dessa jornada.
  1. Gabi, eu sempre fui muito fã do seu traço e vou tentar seguir essa dica da borracha. Pq atualmente a lapiseira e a borracha são um só, inseparaveis. rs

    Adoreei a coleção (apesar de não ter visto o filme, logo não entendi tudo - só achei bonito mesmo) e tô apostando horrores nesse look do meio. :)

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai, achei muito legal você ter mostrado um pouco do seu processo criativo! Queria muito ver o vídeo que você citou.
    Eu adoro transparências, e adorei como você as utilizou.

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindos, amei todos! Super invejo quem tem o traço bonito assim. Sabe, eu tenho até jeito, mas não pratico, logo, não posso querer que meus desenhos saiam lindos quando preciso, né?!

    Quero ver as fotos dos looks. Faz um vídeo do desfile!!! :D

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário vai ser o mais imbecil, mas: MEU, QUE NINJA!
    Se tem duas coisas que eu queria fazer bem na vida são: desenhar e cantar. Olha que coisa mais bonita!
    Concordo: fotos dos looks e vídeo do desfile! Amei!

    ResponderExcluir
  5. Ai que coisa mais linda, Gabi.
    Você me mata, sabia?
    Super admirei sua criação! A ambientação ficou super legal, também!
    E achei bacana a sua inspiração. Bem inusitada, eu acho...

    Boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Gabi!
    Adoreii esse post, e já quero ver a parte 2! E o vídeo tbm!
    *_*
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Muito legal mesmo. Fiquei entretida do início ao fim. Eu queria muito ver como vão ficar os looks, fiquei mesmo curiosa :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanto talento! Adorei, adorei adorei! Quero muito ver o vídeo de você colorindo os desenhos, mesmo achando que já sei como é! HEhuehue. Quero muito ver como vão ficar os look prontos, tenho certeza que vão ser os melhores do desfile :D

    ResponderExcluir
  9. aaaahh, adorei o post também! eu adoro ficar sabendo o que afinal todas as outras pessoas do mundo fazem nas suas faculdades, mas aparentemente ninguém nunca está muito afim de contar, haha. eu é que não tenho nada interessante pra dividir: são provas, provas e mais provas. (certo, também tenho projetos de final de semestre que são particularmente divertidos e ESTAFANTES, de virar noites e perder o sono.)
    quero o vídeo, assim como irena! acho essas coisas super.
    e queria imagens maiores também! hahaha miniaturas em que a gente pudesse clicar, etc :( e depois muitas fotos dos looks!

    ps: sua inspiração foi linda!

    ResponderExcluir
  10. Gabi,
    não conheço sobre o tema, mas adorei sua coleção!! Não preciso nem dizer que sou fã dos seus desenhos né?!! Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. ADORO ver meus amigos no processo de digitalização dos croquis, atóronnnnnn... Lá na Saint Martins os alunos expõem, de vez em quando (:

    Quero o 2º post logooooooooo! *leitorapentelhaquervídeo* xoxoxo

    ResponderExcluir
  12. Caramba, ficou muito legal o post. Se eu tivesse produções bacanas eu também postaria, mas meu portfólio é baseado em textos (claro, jornalismo...)

    Eu aposto no 1º e no 3º looks :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Aaah, Gabi! Faça o favor de mostrar o release da coleção! haiuahiuha

    Ficou tão liiiindo *___*
    Depois quero ver todos, tá?
    E concordo. Poste o vídeo e mais fotos ;**

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que demais demais demais!
    Sempre tive uma super curiosidade pra saber como era esse tipo de processo, os trabalhos da faculdade de Estilismo (até porque por muito tempo quis de verdade me enveredar por esse lado, mas aí aceitei que não sei criativa e não sei desenhar NADA), e enfim, adorei o post!
    Sua ideia pra coleção ficou muito interessante, e adorei os looks que escolheu pra confeccionar, e também queria muito ver esse vídeo que você citou :)
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Gabriela... tudo bom?
    Muuito bom o seu blog, suas idéias, seu bom gosto e sensibilidade. Parabéns pelo trabalho.
    Estou te seguindo.
    Beijos no coração,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  16. UAU! Sou totalmente leiga nesse mundo da moda, desenhos e inspirações, por isso achei tão legal esse seu post. Com nada de linguagem técnica, deu pra entender bem como é a parte da criação de um trabalho. Parabéns, você realmente tem talento pra coisa, está no caminho certo.

    Aguardando a parte dois, ansiosa. o/
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Amiga, você ARRASA!
    *-*

    Amo muito teus desenhos, teus looks, tuas coleções!

    Beijão! =***

    ResponderExcluir
  18. Gaaaaaaaaaabi! Minha nossa, deixa eu fazer uma estimativa de quanto tempo eu não entro aqui ..... Ok,ok melhor nem contar porque você já viu no que vamos chegar, não é? Nada bom.
    Que saudades de você, do seu blog lindo!
    Cada vez mais lindos seus desenhos. Quando for uma estilista de luxo e estiver confeccionando roupas por encomenda para a elite européia, não se esqueça de seus amigos pobrezinhos, menina!

    Li Bússola de Ouro por indicação sua esse semestre e NOSSA, preciso e quero muito ler a sequência! Maaas TEMPO, PELO AMOR, CADÊ VOCÊ? Eu realmente preciso de respirar e, você sabe o tanto que isso é difícil em meios e fins de semestres;mas o que não fazer para passar com A, ne?

    O semestre tá terminando e tirei meu blog do blogspot, menina Gabi. Fui pro wordpress já que não sei me organizar e lá as coisas são independente da minha vontade, organizadas.

    Adoro vir aqui e quero muito que não deixe de postar também :(

    Adoro você!

    ResponderExcluir
  19. ah! adorei suas roupas! quero ver tudo!

    é ótimo conhecer o processo criativo das pessoas, principalmente que fazem coisas diferentes da gente. mostre os vídeos :]

    beijo!

    ResponderExcluir
  20. Wow! Isso é mesmo muito lindo!
    Parabéns!!!

    Quando começar a vender suas obras de arte, por favor me mande um e-mail. haushua

    Beijos (:

    ResponderExcluir


25 anos. Mora no Rio de Janeiro, é carioca de alma, mas cearense de coração. É designer e está tentando se encontrar nesse mundo. Sou casada com meu melhor amigo, o Marcelo Bernardo, e mãe da Dindi the Boston.

Gosto de ler, de dormir de rede, de inspirações repentinas e de petit gateau. Mas o mundo seria muito melhor sem aliche gente que fura fila. Ah, e de vez em quando eu desenho.

Autora


Welcome

Tecnologia do Blogger.

Procura algo?






Esse blog está vestido com as roupas e as armas de Jorge, porque ninguém há de copiar esses textos e ilustrações sem dar o devido crédito.